Birdwatching:
observar aves

Saiba como se tornar um grande observador de pássaros!

V V V

Viva a experiência!

Baixe gratuitamente o nosso e-book que vai te ajudar a começar do zero na prática do Birdwatching e encontrar roteiros incríveis.

Entenda o Birdwatching

Fique por dentro de como funciona a prática e conheça os primeiros passos para adotá-la como hobby. Descubra a origem da “passarinhada”, a quantidade de aves registradas no Brasil e no mundo e os termos usados pelos membros dos grupos especializados em Birdwatching!

Saiba por onde começar

Aprenda porque observar aves pode ser uma atividade com diversos benefícios para a saúde, como fazer buscas por espécies no dia a dia, quais roupas usar, a escolha dos equipamentos essenciais e as anotações que são parte importante para os iniciantes!

Pesquise quais cuidados tomar

Entenda como tornar o Birdwatching um hobby completamente seguro para relaxar tanto o corpo quanto a mente ao ficar longe de ninhos, ter atenção ao caminhar, evitar iscas e manter distância. Pronto! Agora chega o momento de se aventurar nos próximos estágios da observação de aves.

E se você busca por desafios...

Veja dicas essenciais para montar um roteiro perfeito de Birdwatching em busca de aves exóticas e destinos paradisíacos, como a Praia do Rosa. Além disso, ainda vamos falar sobre os pássaros da região e a melhor maineira de encontrar uma hospedagem adequada para aproveitar a “passarinhada” ao máximo.

Amazilia fimbriata ~ Beija-flor-de-garganta-verde ~ Glittering-throated Emeral

O beija-flor-de-garganta-verde é mais encontrada nos ambientes abertos e bordas de matas, visita as flores de arbustos, trepadeiras e árvores isoladas ou na borda da mata. É afastado pelos beija-flores maiores, mas é agressivo com outros da mesma espécie ou menores. Macho e fêmea são muito semelhantes. As fêmeas adultas têm barras brancas na garganta. Os jovens possuem coloração um pouco mais marrom-acinzentada com o abdome branco. Possui um canto matinal, chilreado e repetitivo. Para identificá-lo corretamente é necessário notar o tom verde fosco da garganta

Milvago chimachima ~ Gavião-pinhé ~ Yellow-Headed Caracara

O carrapateiro é uma ave falconiforme da família Falconidae. É um dos gaviões mais conhecidos do Brasil. É encontrado em todo o Brasil. Mede entre 36 e 45 centímetros de comprimento, o peso do macho varia entre 277 e 335 gramas e o da fêmea varia entre 307 e 364 gramas. Sua envergadura atinge 74 centímetros. Cabeça e corpo branco-amarelado, dorso marrom-escuro, lista pós ocular preta, asas longas com mancha branca perceptível quando em voo. A cauda é longa com larga banda terminal marrom escura.

Vanellus chilensis ~ Quero-quero

Mede 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 277 gramas. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penacho) na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo.

Dacnis Cayana ~ Saí-azul ~ Blue Dacnis

O saí-azul é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como saí-bico-fino, saíra-de-bico-fino, azulego e saí-bicudo. Seu nome científico significa: do (grego) daknis = tipo de ave do Egito, mencionado por Hesíquio e pelo gramático Pompeu Festo; do (latim) cayana, cayanensis, cayanus = referente a Caiena na Guiana Francêsa. ⇒ Ave de Caiena. Mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas rosadas, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.

Larus dominicanus ~ Gaivotão ~ Kelp Gull

Seu nome científico significa: do (grego) larus = gaivota; e de dominicanus = uma alusão às vestimentas pretas e brancas dos frades dominicanos. ⇒ Gaivota vestida como os dominicanos. É a única gaivota de ocorrência constante no Brasil com maior porte, alcançando cerca de 58 centímetros de comprimento (Sick, 1997). Essas gaivotas podem ser separadas pelo padrão de plumagem em quatro classes de idade (Novelli, 1997). O adulto possui o dorso e as partes superiores das asas negras, enquanto a cabeça e as partes inferiores são brancas. O bico é amarelo, com uma mancha vermelha na ponta da maxila. As pernas são amarelo-esverdeadas. 

Depoimentos

“Ótima localização. A disposição das cabanas preserva a privacidade dos hóspedes. Muito bem pensado o hotel. Contato direto com a natureza. Paisagem belíssima. Acesso direto à praia.”
Booking
Hóspede
“O lugar é incrível, junto à natureza, praia linda. As acomodações são confortáveis e bem equipadas. Equipe do hotel muito atenciosa, com varias dicas para aproveitar bem a região.”
Booking
Hóspede
"Testemunho a grande dedicação e carinho que o Neco, a Rose e sua excelente equipe tem empenhado constantemente, conseguindo aperfeiçoar mais o que já é perfeito."
Marco Olendzki
Médico Homeopata

Fazenda Verde & Birdwatching Praia do Rosa

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interaje em nosso site e personalizar conteúdo.

×